Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Serviços / E-mail / Webmail / Como funciona o e-mail

Como funciona o e-mail

Consultando as mensagens: POP3 e IMAP

O serviço de POP3 e IMAP permite a consulta de mensagens eletrónicos recorrendo ao protocolo POP3 ou IMAP. A principal diferença entre estes dois protocolos consiste na ligação efetuada ao servidor de correio eletrónico.

No primeiro caso, ou seja no POP3, é efetuada uma consulta inicial ao servidor de correio eletrónico e, caso existam, são descarregadas todas as mensagens novas para o cliente de correio eletrónico do utilizador e eliminadas do servidor.

No caso do IMAP é mantida uma ligação aberta entre o cliente de correio eletrónico e o servidor de IMAP, onde inicialmente é apenas descarregado os cabeçalhos das mensagens e aquando da abertura das mesmas é efetuado uma nova consulta ao servidor. Neste caso as mensagens são eliminadas quando o utilizador as eliminar no seu cliente de correio eletrónico.

O POP3s e IMAPs tem recursos de "criptografia de comunicação". A vantagem deles é que eles garantem que a comunicação entre os servidores (quando lemos os e-mails através do gmail por exemplo) ou entre seu computador e o servidor de e-mail será criptografada. Isso evita que sua senha e username possam ser descobertos durante a comunicação.

 

Envio de mensagens: SMTP

O serviço de SMTP permite ao utilizador enviar mensagens para destinatários dentro ou fora da DC.

Veja o tutorial para saber como configurar seu leitor de e-mail.

 

Redirecionando mensagens

O redirecionamento das mensagens é feito informando ao servidor de e-mail que qualquer mensagem que chegar para um determinado endereço deve ser entregue para outro endereço. Dessa maneira a mensagem não é entregue/salva no servidor local, ela somente é redirecionada.

No DC oferecemos esse serviço para os ex-alunos manterem seus e-mails sem precisar ter uma conta real no departamento.

Também é possível configurar o redirecionamento para as contas existentes no departamento.

Para solicitar o redirecionamento é preciso entrar em contato com suporte at dc.ufscar.br

registrado em: