Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Serviços / E-mail / Webmail / Como configurar o leitor de e-mail

Como configurar o leitor de e-mail

Um leitor de e-mail precisa ser configurado para receber os e-mails e para enviá-los. Cada uma dessas duas ações tem um serviço específico para atendê-la.

Abaixo são apresentadas as informações necessárias para configurar cada tipo de serviço (envio e recebimento).

Atenção para a escolha do serviço de recebimento, pois cada tipo funciona de maneira distinta. Leia com cuidado as orientações e escolha o serviço que atenda ao seu padrão de uso.

Recebimento de e-mails

Para receber seus e-mails existem dois tipos de protocolo: POP3(s) e IMAP(s). O 's' ao final indica que a comunicação entre o leitor e o servidor será criptografada.

Veja abaixo as características de cada um deles e como configurá-los.

Critério para escolha rápida:

- Quero ler meus e-mails a partir de mais de um dispositivo (notebook, pc e mobile) = configure IMAP(s)

- Quero baixar meus e-mails removendo-os do servidor do DC = configure POP3(s)

POP3 e POP3s

Baixa os e-mails do servidor para a máquina local. Não deixa cópia no servidor a não ser que você configure seu leitor de e-mail para isso.

Caso queira configurar o seu leitor de e-mail para utilizar esse serviço, veja as informações em POP3 e POP3s.

IMAP e IMAPs

"Sincroniza" a caixa de entrada e as pastas do servidor com o cliente de e-mail. Tudo o que é feito localmente é executado também no servidor.

Normalmente as plataformas de web para leitura de e-mails não disponibilizam essa opção.

Para configurar seu leitor de e-mail com acesso seguro (IMAPs), informe os seguintes dados:

• E-mail: seu-username@dc.ufscar.br ou seu-username@comp.ufscar.br
  • Username: seu-username
  • Senha: sua-senha
  • Servidor IMAP: imap.dc.ufscar.br
  • Porta: 993 (imaps)
  • Tipo de segurança: essa informação depende do leitor, mas pode ser:
    • SSL ou
    • SSL/TLS
    • ATENÇÃO: Nos dispositivos móveis (celular e tablet), escolha uma dessas opções que tem "Aceitar todos os certificados".

Caso a configuração com acesse seguro não funcione, temos a seguinte opção:

• E-mail: seu-username@dc.ufscar.br ou seu-username@comp.ufscar.br
  • Username: seu-username
  • Senha: sua-senha
  • Servidor IMAP: imap.dc.ufscar.br
  • Porta: 143 (imap)

Envio de e-mails

SMTP

Serviço de envio de e-mail. Para usá-lo em seu leitor de e-mail será preciso configurá-lo como conexão segura e aceitar o certificado (TLS).

Porta: 587

Nome do servidor: mail.dc.ufscar.br

Protocolo de segurança: TLS

• No android escolher:
    • TLS ( Aceitar todos os certificados), ou
    • STARTTTLS (Aceitar todos os certificados) - para os Androids mais novos (4.x)
  • No thunderbird: STARTTLS
  • No motoblur: