Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Nossa rede / Redes sem fio / Tutorial para Windows 8, 8.1 e 10 - WiFi

Tutorial para Windows 8, 8.1 e 10 - WiFi

O Windows 8.1 e o Windows 10 fornecem suporte nativo ao protocolo de autenticação EAP-TTLS, portanto não é necessário instalar software adicional de segurança, porém é preciso instalar o certificado da certificadora raiz.

Instale o certificado

1. Baixe o certificado: ca.der
  2. Execute o arquivo ca.der.  Uma tela de "Assistente para Importação de Certificados" será aberta.
    • Selecione a opção "Máquina Local" e clique em "Avançar".
    • Selecione a opção "Colocar todos os certificados no repositório a seguir" e clique no botão "Procurar".
    • Escolha a pasta "Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis" e clique em OK.
    • Clique em "Concluir".

Configure a rede

1. Clique no ícone de Redes sem fio, que está localizado no canto inferior direito da tela.
  2. Clique com o botão direito do mouse, em seguida “Painel de Controle”.
  3. Selecione o ícone “Central de Rede e Compartilhamento”.
  4. Acesse “Configurar uma nova conexão ou rede”.
  5. Clique em “Conectar-se manualmente a uma rede sem fio”.
  6. Altere as configurações conforme os dados abaixo:
    • Nome da rede: <aqui informe a rede DC a qual quer conectar: "DC-Grad" ou "DC-Pos" ou "DC-Prof">
    • Tipo de segurança: WPA2-Enterprise
    • Tipo de criptografia: AES
  7. Clique em "Avançar"
  8. Clique em “Alterar configurações de conexão”.
  9. Vá para a guia segurança e configure conforme as informações abaixo:
    • Tipo de segurança: WPA2-Enterprise
    • Tipo de criptografia: AES
    • Escolha um método de autenticação de rede: Microsoft: EAP-TTLS
  10. Agora clique sobre o botão "Configurações
    • Desabilite a opção "Habilitar a privacidade de identidade" (Caso contrário sua conexão será interrompida.
    • No quadro "Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis" selecione a opção "Departamento de Computação (DC)  - UFSCar"
    • No quadro "Autenticação do cliente" selecione a opção "Selecionar um método EAP para autenticação" e escolha "Microsoft: Senha segura (EAP-MSCHAP v2)"
    • Clique em OK.
  11. Clique no botão "Configurações Avançadas" e altere o modo de autenticação para "Autenticação de usuário". Clique em OK e salve as configurações.
  12. Clique novamente no ícone de Redes sem fio, em seguida sobre a rede DC configurada e então no botão "Conectar".
  13. No campo Username, digite seu usuário do DC (sem o domínio) no campo Password sua senha, e clique em OK.
  14. Aparecerá a mensagem "O Windows não pode verificar a identidade do servidor ...", clique no botão “Conectar”.
  15. Pronto, você está conectado a Rede Sem Fio do DC.

Referência: "Tutorial para Windows 8.1 - WiFi" da SIn