Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Nossa rede / Redes sem fio / Tutorial para Windows 7 - WiFi

Tutorial para Windows 7 - WiFi

O protocolo de autenticação usado na rede sem fio é o EAP-TTLS, que não faz parte do conjunto de protocolos fornecidos com o Windows 7. Por isso, é necessário instalar um software para autenticação segura.

ATENÇÃO: Se você tiver uma placa Intel (comum nos notebooks Dell) não instale o software. Use o roteiro Tutorial para Windows 7 - Intel WiFi

1. Instale o software de autenticação referente ao seu perfil de usuário

Cada perfil de usuário tem permissão de acesso a uma ou mais redes dentro do DC. O software de instalação ativará o EAP-TTLS para as redes onde o perfil tem acesso.

De qualquer maneira o usuário terá que se identificar com seu username e senha.

Siga o tutorial para instalação do software.

2. Siga o roteiro para conectar em uma rede do DC

1. Clique no ícone de Redes sem fio, que está localizado no canto inferior direito da tela.
  2. Selecione a rede em que quer se conectar (DC-Grad, DC-Pos ou DC-Prof) e clique em Conectar.
  3. No campo Username, digite seu usuário do DC (sem o domínio) no campo Password sua senha, e clique em OK.
  4. Pronto, você deve estar conectado a uma rede do DC.

3. Roteiro alternativo para configurar a autenticação

Se o seu computador não apresentou uma tela vermelha do secureW2 para autenticação, a alternativa de configuração é a seguinte:

1. Clique no ícone de Redes sem fio, que está localizado no canto inferior direito da tela;
  2. Clique sobre "Abrir a Central de Rede e Compartilhamento";
  3. No menu esquerdo, clique em "Gerenciar redes sem fio";
  4. Clique em "Adicionar";
  5. Clique em "Criar um perfil de rede manualmente" e preencha as seguintes informações:
    1. Nome da rede: <nome da rede sem fio que vai usar, tem que ser o nome exato, respeitando maiusculas>;
    2. Tipo de segurança: WPA2-Enterprise;
    3. Tipo de criptografia: AES;
  6. Clique em "Avancar";
  7. Clique em "Alterar configurações de conexão";
  8. Escolha a aba "Segurança";
  9. Na opção "Escolha um método de autenticação de rede", escolha "SecureW2: SecureW2 EAP-TTLS";
  10. Clique em "Configurações";
  11. Na janela "SecureW2" escolha o Profile "DC-UFSCar";
  12. Clique em "OK";
  13. Clique em "OK";
  14. Agora, clique no ícone de Redes sem fio, que está localizado no canto inferior direito da tela e escolha a rede configurada para conectar;
  15. Agora deve aparecer a janela do SecureW2 para você se autenticar;
  16. No campo Username, digite seu usuário do DC (sem o domínio) no campo Password sua senha, e clique em OK.
  17. Pronto, você deve estar conectado a uma rede do DC.

Referência: "Tutorial para Windows 7 - WiFi" da SIn

Problemas com a senha ? Veja mais em "Conta de usuários - Informações gerais" como resolver.