Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Uso dos LE's

Regras e explicação de uso dos Laboratórios de Ensino (LE's)

Regras Gerais

Os laboratórios de ensino (LE) são de uso exclusivo dos alunos da UFSCar devidamente matriculados nos cursos de Engenharia de Computação ou Bacharelado em Ciência da Computação.

Os laboratórios de ensino podem ser utilizados para aulas ministradas a outros cursos da UFSCar por professores do Departamento de Computação, porém esses alunos só poderão usar os LEs até o término da disciplina. Ao final, essas contas serão removidas da rede do DC.

O uso dos laboratórios de ensino para outros fins só poderá ocorrer segundo autorização da chefia ou do conselho do DC.

Quando em horários de aulas nos LEs, o laboratório será exclusivo para este fim. A permanência de alunos estranhos à turma depende do consentimento do professor da disciplina em aula.

O uso dos computadores é priorizado para o desenvolvimento de trabalhos de disciplinas ou pesquisa. Assim, os alunos são encorajados a pedir ao ocupante de uma máquina para liberá-la caso este não esteja fazendo algo prioritário.

Em outras palavras, se um usuário está visivelmente fazendo coisas inconvenientes ou não permitidas, como jogando, outro usuário poderá pedir que ele libere o seu uso. Isso se aplica também a utilização pura e simples das máquinas do LIG para a navegação na internet (sites gerais como Facebook, piadas etc).

É proibido:

  • Instalar qualquer tipo de programa nos computadores do laboratório sem a autorização do técnico do laboratório.
  • Alterar ou deletar (apagar) qualquer programa ou configurações instaladas nos equipamentos.
  • Acionar, entrar em, verificar, ou mexer qualquer área de software instaladas nos micros e que não sejam assuntos pertinentes ao conteúdo das aulas.
  • Instalar jogos, jogar jogos em Rede, jogar localmente, sendo os responsáveis pelos jogos passíveis de punições.
  • Entrar com qualquer tipo de alimento ou bebida ou consumi-los dentro do laboratório.
  • O acesso a sites com conteúdo pornográfico, de jogos ou de bate-papo.
  • O acesso a redes P2P (Kazaa, Emule, Bit Torrent etc.).

 

Identificação dos usuários

No DC temos dois domínios de contas de usuários: comp.ufscar.br, dc.ufscar.br.

Os computadores dos LEs estão organizamos em uma rede interna com autenticação para acesso a internet. A autenticação foi implantada para podermos ter identificação caso ocorra algum problema de uso indevido de nossa rede de comunicação.

registrado em: