Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Informações Iniciais / Conta de usuário / Como criar boas senhas

Como criar boas senhas

A troca de senhas periodicamente é fundamental para a manutenção de um acesso seguro e uma boa saúde de seus arquivos, já que uma senha descoberta pode chegar a pessoas inescrupulosas que podem fazer o que bem entenderem com os arquivos da área "invadida".

Não adianta porém, somente modificar a senha periodicamente, mas também se preocupar com a consistência e validade da mesma, ou seja, ao escolher uma senha, procure utilizar mais de 8 caracteres, intercalando letras, números e caracteres especiais como: ! @ # $ % & * ( ) | \ < , > . ~ ^? / `'{ [ ] } + = _ - .

Procure também não fazer substituições de letras por dígitos em palavras "conhecidas" para tentar torná-las fortes. Por exemplo, sua senha é "pindamonhangaba", ao tentar "ludibriar" colocando ela como p1nd@m0nhAng@8a apenas estará te fornecendo uma falsa sensação de segurança, já que senhas baseadas neste tipo de manipulação são facilmente descobertas.

Algumas dicas de como ter uma senha forte:

  • Pelo menos 14 caracteres;
  • Ter letras maiúsculas na senha;
  • Ter letras minúsculas;
  • Ter números;
  • Ter símbolos como: ` ! " ? $ ? % ^ & * ( ) _ - + = { [ } ] : ; @ ' ~ # | \ < , > . ? /
  • Não colocar seu nome;
  • Não colocar login como senha;
  • Não colocar nome de amigo;
  • Não colocar nomes de familiares;
  • Não colocar palavra do dicionário;

Caso fique sem ideia de como criar uma senha forte, use o site Strong Password Generator

 

Convém lembrar que se algo de errado for feito via sua conta (ou seja, seu login e senha foram descobertos), quem será penalizado será você!

 

Dicas de como criar uma senha

Esse texto tem trechos do material "Como criar boas senhas" produzido pelo CSIRT POP-MG. Você pode ver o pdf na íntegra.

 

Senhas Baseadas em Geometria do Teclado

Um dos métodos para senhas muito utilizado. Basicamente, olha-se para o teclado e imagina-se uma figura geométrica e liga-se os pontos apertando os botões correspondentes às figura. Por exemplo, você pode imaginar um um triângulo com as letras SEFD e outro triângulo com as letras FTHG. Deve-se ter cuidado para não criar figuras como linhas retas, por exemplo, pois as ferramentas de quebra de senhas
testam estas combinações. Outro cuidado que se deve tomar é que ninguém saiba que sua senha é baseada em figura geomérica pois se alguém quiser descobrir sua senha tentará enxergar o padrão da figura quando você estiver digitando.Sempre que possıvel, coloque caracteres especiais.
Exemplo:SeFd+FtHg

Concatenação de palavras existentes

Este método consiste na união de duas ou mais palavras e é interessante pois fica fácil de lembrar. Por exemplo, palavras como: carro e envenenado são palavras de dicionário mas juntando as duas, teremos carroenvenenado, uma palavra totalmente nova. Se colocarmos um caracter especial entre as duas palavras, como: carro+envenenado ou carro$envenenado fica melhor ainda. Palavras como !carro ou =envenenado não são interessantes como senha, pois os programas de teste de senha podem facilmente fazer o teste de um caracter qualquer com uma
palavra de dicionário. Variação deste método inclui colocar uma palavra dentro da outra, exemplo: ?envecarronenado?. Deve-se notar que neste método, é imprescindível que a senha tenha o maior número de caracteres possível, uma vez que decorá-la não é uma tarefa difícil. Recomendamos pelo menos 10 caracteres. Misturar letras maiúsculas e minúsculas e substituir letras por números ajuda muito a manter sua senha mais forte.
Exemplo:Carro+Envenenado

Letras de Frases

Este  é um método muito eficiente e relativamente fácil de decorar e é o método preferido pois é fácil de lembrar e gera senhas muito eficientes. A idéia é a seguinte. Imagine um trecho de uma música, poesia, frase marcante, ditado popular. Pegue as primeiras letras de cada palavra da frase e está formada sua senha. Para melhorar, pode-se alterar algumas letras por números ou caracteres especiais. Imagine a frase: E Deus disse: faça-se a luz. A senha poderia ser: EDd:fal.

Construções Lógicas

Este método basicamente é a criação de um algoritmo que gera a senha de acordo com uma palavra relativa ao local onde a senha está sendo criada.
A vantagem deste método é que você pode decorar somente o algoritmo e aplicá-lo a todo lugar onde for criar sua senha. Imagine que você está criando sua senha na loja ?submarino? e seu algoritmo é o que se segue: Pegue a primeira letra e transforme-a em maiúscula. As vogais viram caracteres especiais correspondentes no teclado: a é !, e é , i é #, o é $ e u é %, as consoantes, serão sempre uma consoante a frente no alfabeto alternadas ora maiúscula, ora minúscula. Assim, nossa senha seria: T%cN!s#O$
A desvantagem deste método é que se alguém descobrir seu algoritmo, descobre TODAS as suas senhas. Outra desvantagem é que você pode criar um algoritmo complexo e por isso, ficar pensando toda hora quando for digitiar sua senha.
Exemplo:T%cN!s#O$